Foi com emoção. A primeira luta de Junior Cigano em 2014, em alguns momentos, pareceu que lembraria a última do brasileiro em 2013, quando acabou controlado contra a grade, foi derrubado e castigado por Cain Velasquez. Mas Cigano mostrou que evoluiu, não ficou passivo em nenhum momento do combate e acabou conquistando, merecidamente, uma importante e suada vitória sobre o duro Stipe Miocic na luta principal do UFC Phoenix, no último sábado.
Além de bom queixo e duras mãos, os dois lutadores mostraram bastante inteligência para conduzir a luta. Miocic seguiu à risca a estratégia criada e aperfeiçoada por Cain Velasquez para lutar com Cigano, encurtou a distância, encurralou o brasileiro e tentou pressionar e levar para o chão, evitando o contundente boxe do aluno de Luiz Dórea. Cigano, por sua vez, não se manteve estático e gastou força para não ceder às investidas do americano. Seu único erro, ressaltado pelo novo treinador, André Pederneiras, foi abaixar as mãos na hora de escapar da grade, o que lhe rendeu alguns duros cruzados conectados por Miocic.
A partir do terceiro assalto, a estratégia de Miocic esbarrou em um ponto fundamental: ele não é Cain Velasquez. Sem o gás interminável do campeão, e abalado pelos inúmeros socos na linha de cintura desferidos pelo brasileiro, Miocic diminuiu o ritmo e passou a sofrer com o boxe calibrado do brasileiro, que passou a criar uma vantagem no combate.
O final da luta foi digno. Exaustos, com os braços pesados e bastante machucados, os dois pesos pesados gastaram o que restava de fôlego em uma tentativa final de nocautear, trocando socos como se não houvesse amanhã. No fim, quatro rounds para o brasileiro na opinião de dois jurados, e três rounds na opinião de um jurado, e uma vitória para mostrar que Cigano está de volta, e para confirmar que Miocic é um dos principais nomes da categoria atualmente.
Rafael dos Anjos tem uma das melhores performances na carreira e atropela Nate Diaz
Após as provocações na pesagem de sexta-feira, Rafael dos Anjos disse que destruiria Nate Diaz, e cumpriu a promessa. O brasileiro foi impecável em todas as áreas do combate. Ele começou abusando dos chutes nas pernas e, já no primeiro round, fez Nate perder a base e começar a mancar no octógono. A partir do segundo, o brasileiro misturou as combinações do muay thai com um jogo de quedas justo e um ground and pound bastante ativo, desferindo uma série de cotoveladas que magoaram o rosto de Nate. Vitória impressionante e apresentação irrepreensível do brasileiro, que conquista, na sequência, suas duas maiores vitórias da carreira, já que vinha de nocaute sobre o ex-campeão Ben Henderson.
"Arranha-céu" desaba em duelo de gigantes holandeses
No retorno de Stefan Struve após mais de um ano e meio longe do octógono, o "Arranha-céu" não resistiu à experiência e poder de nocaute de Alistair Overeem. "The Reem" começou a luta com cautela, circulando pelo octógono e evitando entrar no raio de ação de Struve. Overeem foi então para a queda, agarrou o adversário e levou a luta para o chão, onde passou alguns minutos de pouca ação, sem progredir e sem golpear. No fim do assalto, Overeem acertou um bom golpe de dentro da guarda, percebeu que fez Struve sentir e decidiu a luta, conquistando sua terceira vitória em seis combates pelo UFC.
Sem levar luta para o chão, Napão é nocauteado por Mitrione
O duelo entre Gabriel Napão e Matt Mitrione era previsto para ser um duelo de estilos entre o jiu jitsu do brasileiro e a trocação do americano, mas não foi. Confiando na mão pesada, que já fez sete vítimas ao longo da carreira, Napão demorou para esboçar uma tentativa de queda, aceitou a luta em pé, e abriu uma brecha para a pesada mão esquerda do americano, que entrou em cheio na têmpora, fazendo o brasileiro desabar. Embalado, Mitrione chega a sua terceira vitória consecutiva, enquanto Napão amarga sua segunda derrota em sequência.
UFC Fight Night: Cigano x Miocic
US Airways Center, Arizona, EUA
Sábado, 13 de dezembro
Junior Cigano venceu Stipe Miocic por decisão unânime (48-47, 49-46, 49-46);
Rafael dos Anjos venceu Nate Diaz por decisão unânime (30-26, 30-26, 30-27);
Alistair Overeem venceu Stefan Struve por nocaute técnico no 1º round;
Matt Mitrione venceu Gabriel Napão por nocaute técnico no 1º round;
Joanna Jedrzejczyk venceu Claudinha Gadelha por decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28);
John Moraga venceu Willie Gates por finalização (mata-leão) no 3º round;
Ben Saunders venceu Joe Riggs por finalização (lesão no pescoço) no 1º round;
Drew Dober venceu Jamie Varner por finalização (mata-leão) no 1º round;
Derek Brunson x Ed Herman (cancelada);
Bryan Barberena venceu Joe Ellenberger por nocaute técnico no 3º round;
David Michaud venceu Garrett Whiteley por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28);
Henry Cejudo venceu Dustin Kimura por decisão unânime (30-27, 30-27, 30-27);
Ian Entwistle finalizou Anthony Birchak por finalização (chave de calcanhar) no 1º round.
fonte (PVT)
0 comentários:
Postar um comentário